IGREJAS DE ROMA



Roma é o berço do cristianismo e a cidade com o maior número de igrejas do mundo. Nós escolhemos para este e-book as mais importantes e representativas, tanto pela antiguidade como pelos tesouros artísticos que elas contêm. Além das boas vibrações e da atmosfera especial, pode-se admirar obras de grandes arquitetos e artistas imortais como: Bernini, Borromini, Caravaggio, Raffaello, Michelangelo, Correggio, Perugino e muitos outros artistas supreendentes. Essas igrejas brilham como cristais de luz na cidade eterna e não podemos deixar de nos aprofundar em seu conhecimento e de visitá-las.

Este é um ebook para se manter, trazê-lo conosco,  usá-lo e reutilizá-lo. Neste livro eletrônico, para se descobrir as mais belas igrejas de Roma, são indicados os endereços onde elas estão localizadas, os transportes públicos para alcançá-las, os horários de abertura e encerramento, as listas dos grandes artistas e os tesouros que cada igreja contém.  

Há fotos de alguns detalhes importantes, links para os mapas, links  dos vídeos que fiz para cada igreja, todos os endereços dos sites oficiais das mesmas, tudo isso com o intuito que todos realizem boas e regeneradoras peregrinações, assim como paz e cultura para todos que souberem aproveitar este e-book para obtê-las.

Agradeço Celia Cravinhos
para as válidas sugestões e colaboração na tradução
_____________________________________________________________________

Alguns exemplos:

Basílica de San Clemente
Lugar: via di S. Giovanni in Laterano 45
Horário de funcionamento: 9.00am / 12.30pm - 3.00pm / 6.00pm - Domingos e feriados: 3.00pm / 6.00pm
Rota da estação Termini: Metro B1 (Laurentina) 2 paradas: Coliseu - caminhada 600m
chegada à via San Giovanni in Laterano 45

Iniciada: 1.108
MConcluída: 1.123
Arquitetos: Carlo Stefano Fontana


Nesta antiga basílica você pode admirar quase 2000 anos de história, viajando no tempo para descer ao mundo de Roma no primeiro século. Os mosaicos e os afrescos são de grande interesse!
Em um dos afrescos, Cristo está no ato de transmitir a benção à maneira do rito bizantino. O arcanjo Miguel e Santo Andrea Apóstolo estão à direita, enquanto à esquerda estão São Gabriel arcanjo e São Clemente.

Tesouros que contém
Pavimento antigo - ruínas romanas - lindos afrescos e decorações do cofre e da abside. Nos restos subterrâneos da basílica anterior, um "mitreo" interessante; restos de casas romanas e um rio subterrâneo (que passa sob a área do Coliseu)

____________________________________

Igreja de San Giorgio in Velabro
Local: Via del Velabro, 19
Horário de funcionamento: 9.00am  / 12.30pm - 3.00pm / 6.00pm - Domingos e feriados: 3.00pm / 6.00pm
Rota da estação Termini: Metro B1 (Laurentina) 3 paradas - Circo Massimo, Ônibus 118 (1 paragem)
Caminhe por 200m (3 min) via del Velabro 19

Iniciada: IX século
Concluída: IX século


Embora se ache no coração de Roma, a igreja de San Giorgio localiza-se em uma área tranquila e muito pitoresca, não muito longe do Circus Maximus e dos Fóruns Imperiais, e não distante do lugar onde a lenda coloca a descoberta dos gêmeos Romulus e Remo nutridos por uma loba. A igreja e a porção da cidade que a cerca representam muito bem o momento de transição do fim do Império Romano, no início da Idade Média, e a afirmação de Roma como uma cidade cristã

Tesouros que contém
Esta igreja tem sua própria beleza e uma atmosfera especial e, independente do que contém, é antiquíssima e envolvida em sua simplicidade primordial. Decorada com afrescos de Pietro Cavallini no século XIII.

_____________________________________________

Igreja de San Giovanni Battista dei Fiorentini
Lugar: Piazza dell'Oro 1
Horário de funcionamento: 7.25am - 12.00am / 05.00pm - 07.00pm
Rota da estação Termini: ônibus 64 (13 paradas) Corso Vittorio Emanuele II - caminhe por 100m (2 min) até a Piazza dell'Oro 1

Iniciada: 1.523
Concluída: 1.734
Arquitetos: Jacopo Sansovino - Antonio da Sangallo o Menino - Tiberio Calcagni - Giacomo della Porta - Carlo Maderno - Pietro da Cortona - Francesco Borromini - Alessandro Galilei

Localizada no final da encantadora Via Giulia, perto do rio Tibre, esta igreja foi construída para a grande comunidade florentina que vivia nessa área, apoiada pelo poder de dois grandes papas toscanos da família Medici, Leo X e Clemente VII. Os florentinos derrubaram a igreja de S. Pantaleone e construíram a esplêndida basílica que dedicaram ao santo padroeiro de Florença, São João Batista. Entre os desenhos apresentados, entre outros, por Michelangelo, Raphael e Peruzzi, o pontífice escolheu o de Jacopo Sansovino, que começou a construir em 1519.

Tesouros que contém
A área atrás do altar, onde fica o coro e a capela pertencente à família Falconieri e abriga uma série de esculturas barrocas, de Antonio Raggi.
O relevo no altar maior que retrata o batismo de Cristo, também do pintor Antonio Raggi.
A figura da justiça no grande altar de Michel Anguier e a Fortaleza, de Leonardo Reti.
Os túmulos da família Falconieri incluem a representação "della Fede" (da Fé), de Ercole Ferrata e "la Carità" (a Caridade), de Domenico Guidi.
O túmulo de Marianna Alessandro Falconieri Lante está na capela de Paolo Benaglia Sacchetti.  
A capela de família com afrescos nas paredes, a cúpula de Giovanni Lanfranco e um crucifixo de bronze desenhado por Paolo Sanquirico e realizado por Prospero Antichi. 
Nos pilares da nave estão monumentos à Francesca Riccardi Calderini Pecori, de Antonio Raggi (1655), a Alessandro Gregorio Capponi, de Ferdinando Fuga e esculpido em 1746 por Michelangelo Slodtz, um monumento a Girolamo Samminiati, de Filippo della Valle (1733).
Uma estátua de um jovem São João Batista, de Michelangelo. 
Os bustos de Antonio Coppola (ou Pietro ou Gian Lorenzo Bernini). 
A Virgem Sant'Anna e a Criança, de Pierino da Vinci. 
Uma cruz em bronze, de Antonio Raggi.  
O santuário que abriga os quadros pintados aos pés de Santa Maria Madalena vem da oficina de Benvenuto Cellini.
Uma grande exposição de prata, de Luigi Valadier.











Nessun commento:

Posta un commento